- Separar toda a documentação necessária (originais e cópias), de acordo com a relação de documentos em anexo
- Lista de documentos
Aos alunos que cursaram o ensino médio na rede privada, é necessário que solicitem junto a escola à declaração informando que foi bolsista integral em todos os anos matriculados na rede.
- Preencher a ficha auxiliar de análise (documento imprescindível);
- Ficha auxiliar de análise
- Preencher e reconhecer firma da Declaração de Renda Bruta Per capita
- Declaração de renda bruta per capita
- Acompanhar no site do MEC WWW.mec.gov.br, a relação de classificados e o cronograma de comparecimento no Campus/ Unidade com todos os documentos solicitados.
- Todos os candidatos pré-selecionados e com informações comprovadas serão cadastrados em nosso sistema de acordo com a ordem de comparecimento.
- O resultado da análise da documentação será disponibilizado no site da UNIGRANRIO.
Os aprovados deverão comparecer na instituição dentro do cronograma disponibilizado para efetivação da matricula e assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudos;
Os reprovados deverão comparecer na instituição dentro do cronograma também disponibilizado para assinatura do termo de reprovação e posterior esclarecimento.
OBS.: Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados e não terão direito à bolsa de estudos.
O aluno que já possui Bolsa ProUni deverá providenciar o Termo de Cancelamento/Desistência da outra Instituição e apresentá-lo junto com a documentação;
AOS BOLSISTAS
PROCEDIMENTOS PARA SUSPENSÃO/ REATIVAÇÃO DA BOLSA
- SUSPENSÃO/ TRANCAMENTO
O bolsista que necessitar suspender sua bolsa de estudos, deverá fazer a solicitação através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios. Após o bolsista deverá comparecer ao Atendimento único do seu Campus para assinatura do Termo de Suspensão da bolsa. Informamos que o aluno poderá permanecer trancado por apenas 4 semestres.
- DESTRANCAMENTO DE MATRICULA
O bolsista que dentro dos prazos estabelecidos pela UNIGRANRIO, desejar retomar a vida acadêmica, deverá preencher requerimento através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios, solicitando o destrancamento da matricula e conseqüentemente da bolsa de estudos. O bolsista deverá comparecer no Atendimento Único do seu Campus para assinatura do Termo de Atualização da bolsa de estudos.
- PROCEDIMENTO PARA TRANFERÊNCIA DE TURNO
O bolsista que solicitar o pedido deverá preencher requerimento, através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios da UNIGRANRIO, sabendo que o pedido será analisado pelo Coordenador do PROUNI, onde a prioridade para transferência de turno é dada aos bolsistas que tenham como motivo mudança de horário de trabalho, com apresentação de declaração fornecida pelo empregador, deixando claro que deverá haver vaga disponível para transferência.
- MANUTENÇÃO DAS BOLSAS DO PROUNI
Semestralmente é feita a manutenção da situação do aluno bolsista, onde o MEC juntamente com a Instituição de ensino solicita o comparecimento do bolsista para assinar o termo de manutenção da concessão da bolsa de estudos. Porém, a UNIGRANRIO solicita que o aluno mantenha seu cadastro no sistema institucional ATUALIZADO, pois os alunos são convocados para comparecimento através de e-mail, respeitando cronograma da UNIGRANRIO. O não comparecimento poderá acarretar no cancelamento retroativo ao início do semestre em vigor.
- SUPERVISÃO DO PROUNI
O processo de supervisão do PROUNI é uma atividade permanente, onde o objetivo é verificar a situação cadastral dos estudantes e instituição ensino superior.
O encerramento das bolsas é definido após o cruzamento dos dados PROUNI com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), com o Serviço Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e com a Plataforma Integrada para Gestão das IFES (Pingifes). Portanto, os bolsistas que após o cruzamento de informações com os cadastros oficiais, não atenderem aos critérios exigidos pela legislação do programa, serão convocados a prestar esclarecimentos junto a Instituição de Ensino dentro do prazo determinado pelo MEC. O não comparecimento acarretará na desvinculação do bolsista do programa. Tanto o bolsista quanto os componentes do grupo familiar passam pelo cruzamento dos dados PROUNI.
Mais uma vez destacamos a importância da atualização dos dados pessoais dos bolsistas junto à Instituição, no intuito de agilizar o contato do coordenador do PROUNI nesses casos.