Portal | Vestibular | Eventos | Notícias | Informativo | Publicações | NEaD | Biblioteca On-Line | Serviços | Contato

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

 

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC), da UNIGRANRIO, foi elaborado para oferecer oportunidades de Iniciação Científica em todas as áreas do conhecimento. O Programa Institucional de Iniciação Científica é coordenado pela PROPEP e tem foco no aluno de Graduação.

A Iniciação Científica está voltada para a valorização do estudante e constitui-se em significativa oportunidade de o aluno conhecer a vertente da pesquisa para inserção no mercado de trabalho. Esta experiência, proporcionada pelas Agências de Fomento, poderá fazer a diferença no  futuro profissional do discente. 

Objetivos do Programa:

  • Despertar vocação científica  e incentivar novos talentos  potenciais entre estudantes de Graduação;
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação;
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Contribuir  de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais;
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade.

 Compromissos do Bolsista:

  • Discutir com seu orientador a carga horária a ser trabalhada no Projeto de Iniciação Científica;
  • Apresentar após seis meses de vigência do período da bolsa, relatório de pesquisa, contendo os resultados parciais obtidos na realização do projeto;
  • Apresentar os resultados finais da pesquisa no Seminário de Iniciação Científica da PROPEP/UNIGRANRIO, com a presença do orientador, sempre que tiver pelo menos seis meses de bolsa;
  • Fazer referência a sua condição de bolsista das Agências de Fomento e de discente da UNIGRANRIO, nas publicações e trabalhos apresentados;
  • Devolver ao CNPq, a qualquer Agência de Fomento ou à empresa privada, conforme o caso, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebidas(s) indevidamente, caso os compromissos acima estabelecidos não sejam cumpridos;

Valor da bolsa

O valor da bolsa é estabelecido anualmente pelo CNPq, FAPERJ  e pela FUNADESP, dentro das possibilidades orçamentárias. As bolsas são pagas em conformidade com as regras estabelecidas pelas Agências de Fomento.

Vigência da bolsa

A vigência da bolsa terá duração máxima de 12 meses podendo ser renovada por um mesmo período, desde que o bolsista apresente bom desempenho no seu plano de trabalho, bom rendimento acadêmico e tenha a renovação da bolsa recomendada pelo comitê avaliador.

A PROPEP abrirá um segundo edital sempre que não for preenchida a quantidade de bolsas ofertadas. Neste caso, a duração da bolsa será fixada com  término no mês de agosto

Cancelamento ou substituição de bolsista

Os pedidos de cancelamento deverão ser encaminhados à PROPEP por meio de memorando ou carta assinada pelo orientador, no qual conste o nome e CPF do bolsista, e o motivo do cancelamento que poderá ser solicitado a qualquer momento, desde que atenda a condição de prazo de vigência da bolsa superior à 90 dias. Os pedidos de substituição de bolsistas deverão ser encaminhados à PROPEP do dia 5 ao dia 15 de cada mês, para atender aos prazos estabelecidos pelas agências de fomento.

Certificado de participação no PIIC

Todo discente, dos cursos de graduação, que participar do PIIC receberá um certificado UNIGRANRIO de participação no Programa Institucional de Iniciação Científica. Além disso,  a PROPEP emitirá uma Declaração com a carga horária do Programa, que poderá contar como atividade complementar.
Para o aluno que participar 12 meses do Programa receberá 100 horas de atividade complementar.
O aluno que por algum motivo, sair do Programa antes de completar os 12 meses, receberá as horas proporcionais.

EDITAIS

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS


RESULTADOS


PROGRAMA VOLUNTÁRIOS DA PESQUISA

O programa voluntário permite que alunos conduzam pesquisa, sob orientação de um pesquisador qualificado, seguindo rigorosamente os moldes do programa remunerado.

O cadastramento dos Projetos de Iniciação Científica para alunos voluntários realizado em fluxo contínuo. Esses alunos deverão assinar o termo de voluntário e entregar na PROPEP, com  o Projeto devidamente preenchido em formulário próprio.

Ao assinar o Termo de Voluntário o aluno não está habilitado a receber bolsa de Iniciação Científica. Os alunos que desenvolverem atividades de Iniciação Científica, na condição de voluntários, e desejarem a posteriori obter bolsa de qualquer Agência de Fomento, deverão submeter Projeto de Pesquisa ao processo de Edital do PIIC/UNIGRANRIO/PIBIC-CNPq.

Assim como os bolsistas, os alunos com Projetos de Iniciação Científica voluntário deverão entregar relatórios parcial e final.

Todos os Projetos de Iniciação Científica são enviados a Consultor "Ad Hoc" e ao Comitê Inistitucional de Iniciação Científica do PIIC.

O consultor "Ad Hoc" e o Comitê Institucional avaliam o Projeto de  Pesquisa em seus diversos aspectos, inclusive a necessidade de pronunciamento do Comitê de Ética.

 
DATAS IMPORTANTES

 

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SIC)

O Seminário de Iniciação Científica – SIC' tem como objetivo proporcionar aos alunos dos cursos de graduação um espaço institucional para apresentação e discussão de seus trabalhos de pesquisa.

O Seminário faz parte do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) cadastrado no PIBIC/CNPq. O título do SIC' 2010 — "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" — relaciona-se ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. Além disso, o tema mostra a articulação da iniciação científica como ponto de partida para a pós-graduação, para a formação de pesquisadores e consciência do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a iniciação científica também indica direções de engajamento de discentes e docentes para a inserção e a responsabilidade social.

Por esta razão, a participação dos alunos no referido seminário, seja como autor ou simplesmente com a presença em plenário, torna-se um significativo incentivo à divulgação das pesquisas realizadas na UNIGRANRIO.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SIC'2010
- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável   - 18 de outubro de 2010
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS DE 31 DE AGOSTO A 20 DE SETEMBRO DE 2010
Chamada para Elaboração de Trabalhos
Formulário de Apresentação de Trabalho
Programação do Seminário de Iniciação Científica — SIC'2010
Premiados no Seminário de Iniciação Científica — SIC'2010
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SIC'2011
- Pesquisa na Voz Ativa   - 18 de outubro de 2011
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS DE 31 DE AGOSTO A 27 DE SETEMBRO DE 2011
Chamada para Elaboração de Trabalhos
Formulário de Apresentação de Trabalho
Programação do Seminário de Iniciação Científica — SIC'2011
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEGISLAÇÃO

  • CNPq - Resolução Normativa - RN 017/2006

EQUIPE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIIC

Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica
Profª.  Dra Virgínia Genelhu de Abreu


PROPEP — Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Comitê Institucional de Pesquisa 2012/2013

NOME CARGO / FUNÇÃO
Emílio Antônio Francischetti Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Virginia Genelhu de Abreu Diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica
Benjamin Salgado Quintans Diretor da Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Carlos Henrique de Freitas Burity Coordenador do Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica
Edson Jorge Lima Moreira Coordenador do Mestrado em Odontologia
Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima Coordenadora do Mestrado de Letras e Ciências Humanas
Luciano Freitas do Nascimento Professor da Escola de Ciência e Tecnologia (Química)
Mauro Monteiro Correia Professor da Escola de Ciências da Saúde (Medicina/Cirurgia)
Pedro Hernan Cabello Acero Chefe do Laboratório de Genética da UNIGRANRIO - LABGEN
Rui Otávio Bernardes de Andrade Coordenador do Mestrado em Administração
Willian Fernando Zambuzzi Chefe do Laboratório Multidisciplinar da UNIGRANRIO - LAMP