Portal | Vestibular | Eventos | Notícias | Informativo | Publicações | NEaD | Biblioteca On-Line | Serviços | Contato

COMUNICAÇÃO

Nesta página a PROPEP informa sobre palestras, seminários, congressos e editais de interesse da comunidade científica da UNIGRANRIO.

V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão — SEPEX da Unigranrio

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa — PROPEP convida a participar do V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão — SEPEX, da Unigranrio, no dia 26 de junho, a partir das 8h30, no auditório Wilson Chagas de Araújo, do campus Duque de Caxias.

Na abertura estão confirmadas as presenças do Presidente da CAPES, Prof. Jorge Almeida Guimarães, e do Presidente da FAPERJ, Prof. Ruy Garcia Marques.

Haverá quatro workshops referentes aos programas de Pós-Graduação da Unigranrio. Confira a programação abaixo e participe!

• 8h30 - Abertura do V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão — SEPEX e Conferências com os Professores Jorge Almeida Guimarães (Presidente da CAPES) e Ruy Garcia Marques (Presidente da FAPERJ)
  • 11h as 12h30 - Workshop dos Programas de Pós-Graduação nas áreas Administração / Ensino das Ciências / Odontologia / Letras e Ciências Humanas.

Inscrições gratuitas

Conferência: A teia narrativa — oralidades e negociações na (des)construção de saberes.
Data: 14 de junho de 2012
Local: Auditório Wilson Chagas de Araújo — Campus I — Duque de Caxias
Realização: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Apoio: Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades - Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Serão conferidos certificados de participação com validação de 3 horas como atividade complementar.

José Carlos Sebe

Professor Dr. Jose Carlos Sebe Bom Meihy

É professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), onde obteve os títulos de doutor e livre-docente, respectivamente em 1975 e 1981. Ocupou a cadeira de História Ibérica e ministrou diversas disciplinas correlatas, tais como Guerra Civil Espanhola e Modernidade e Conquistas Ultramarinas Portuguesas. Atuou como professor-pesquisador visitante em diversas universidades fora do Brasil, como Standford, Miami, Universidade Agostinho Neto e Columbia. Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor regional Sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, teoria e metodologia, cultura brasileira, guerra civil espanhola, literatura e movimentos migratórios.

Inscrições gratuitas

A QCIÊNCIA'2011: Quadrinhos de Ciência UNIGRANRIO é uma mostra que visa estimular a produção de tiras de desenho em quadrinhos por alunos do Curso de Artes Visuais e Design Gráfico. Saiba como se inscrever acessando o Edital.
O CDC'2011 tem como finalidade estimular tanto a produção audiovisual e criativa (através da produção de documentários pelos alunos do Curso de Comunicação Social) como a divulgação dos trabalhos científicos dos bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de graduação da UNIGRANRIO e daqueles das escolas do ensino médio. Para mais informações veja o edital.