Portal | Vestibular | Eventos | Notícias | Informativo | Publicações | NEaD | Biblioteca On-Line | Serviços | Contato

 

CDC/QCIÊNCIA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Apresentação

Os Curtas, Documentários e Animações Sobre Ciência, Reportagens Jornalísticas Para Veículos Impressos (CDC) e a QCiência: Tiras de Desenho em Quadrinhos são baseados em projetos do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIIC) e do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) DA UNIGRANRIO. 

CDC e a QCiência — Iniciaçâo Científica são iniciativas da PROPEP junto com a Escola de Ciências Sociais Aplicadas (Cursos de Comunicação Social — Habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo e Curso de Design Gráfico) e a Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades (Curso de Artes Visuais).

FINALIDADE

Despertar nos alunos de Comunicação Social o interesse pela Comunicação Científica e Tecnológica. Neste contexto, os estudantes deverão demonstrar capacidade de compreensão do discurso científico e habilidade para transmitir os temas, por vezes complexos, da ciência e tecnologia, em linguagem e produção de imagens que possibilitem o entendimento dos conteúdos por um público não especializado.

OBJETIVOS GERAIS

2.1. Estimular a produção audiovisual, textual e criativa dos alunos de graduação do Curso de Comunicação Social, nas habilitações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por intermédio da produção de documentários e reportagens jornalísticas para veículos impressos (CDC) e produção de tiras de desenho em quadrinhos (QCiência) pelos alunos do Curso de Artes Visuais e Design Gráfico.
2.2. Promover a divulgação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica dos cursos de graduação e do ensino médio da Unigranrio.
2.3. Promover a integração entre alunos dos cursos de comunicação social com os estudantes, bolsistas de iniciação científica, que desenvolvem projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.
2.4. Estimular o debate, a crítica, a produção textual e o resgate da arte sequencial.
2.5. Motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação capazes de tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas do grande público.



Comissão Institucional

NOME CARGO / FUNÇÃO
Emílio Antônio Francischetti Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Virginia Genelhu de Abreu Diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica
Carlos Cesar Ferreira Vargas Diretor da Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Profª Haydea Maria Marino de Sant`Anna Reis Diretora da Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades
Profª. Maria Rita Resende Martins da Costa Braz Coordenadora do Curso de Comunicação Social
Prof. Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Professor do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade
Prof. Alexandre de Sá Barretto da Paixão Coordenador do Curso de Artes Visuais
Prof. Alvaro Luiz Vitorio Machado Coordenador do Curso de Design Gráfico
Profª Anna Paula Lemos Professora do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo