Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

FIES

Como Funciona

 
O que é o FIES?
É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
  
Quem pode solicitar o FIES?
Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
 
É exigido o ENEM para o FIES?
Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.
Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando o da educação básica, em efetivo exercício do magistério.
 

Abaixo Portaria Normativa com instruções sobre documentos a serem apresentados para análise da solicitação de financiamento e outras informações.

Portaria Normativa FIES 22 de 29/12/2014​

Lista de Documentos FIES​ (Lista de documentos/protocolo Unigranrio)​


Portaria Normativa 10 de 30/04/2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 8º ..................

§ 3º O estudante que se declarar como único membro do grupo familiar deverá comprovar rendimento próprio suficiente para a sua subsistência, na forma do Anexo III.

§ 4º O estudante que se declarar como único membro do grupo familiar e não possuir rendimento próprio suficiente para a sua subsistência deverá declarar a renda do seu grupo familiar, ainda que residente em local diverso do seu domicílio, observados os incisos I e II do caput deste artigo.

Art. 19. Para fins de solicitação de financiamento ao Fies serão exigidas do estudante concluinte do ensino médio a partir do ano letivo de 2010: I - média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos; e

II - nota na redação do Enem diferente de zero.

§ 1º Excetua-se do disposto no caput o estudante que possua a condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

§ 2º Os estudantes, que por ocasião da inscrição ao Fies informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, nos termos estabelecidos no Anexo II da Portaria Normativa nº 10, de 2010, que passa vigorar na forma do anexo a esta Portaria." (NR)

 

Veja abaixo nosso horário de atendimento FIES de segunda à sexta-feira:

COCA: 12h às 19h

Duque de Caxias: 9h às 16h

Magé: 13:30h às 19:30h

Demais unidades: 9h às 19:30h



Aluno Unigranrio inscrito no SisFIES e com inscrição dentro do prazo de validade deverá comparecer no atendimento de sua unidade para entrega de documentos. Orientamos que a entrega seja com antecedência de pelo menos oito dias do prazo final de inscrição, caso necessite de correção de informações ou apresentação de documentos complementares haverá tempo hábil para resolver. Está disponível nesta página a lista de documentos e a portaria 22 de 2014 que informa sobre os documentos a serem apresentados. A comissão poderá solicitar outros documentos eventualmente necessários.​


A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. 
 
Pelo FGEDUC é possível contratar o novo FIES isento de apresentação de fiador, desde que:
- a contratação seja para curso de licenciatura, ou
- que possua renda familiar mensal bruta per capita de até um salário-mínimo e meio.
 
Mais informações pelo site:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/
 
Faça simulação de financiamento no site do FIES
http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php
 
​​​