Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

FIES

Como Funciona

 
O que é o FIES?
É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
 
 
Quem pode solicitar o FIES?
Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
 
É exigido o ENEM para o FIES?
Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.
Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando o da educação básica, em efetivo exercício do magistério.
 
 
A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. 
 
Pelo FGEDUC é possível contratar o novo FIES isento de apresentação de fiador, desde que:
- a contratação seja para curso de licenciatura, ou
- que possua renda familiar mensal bruta per capita de até um salário-mínimo e meio.
 
Mais informações pelo site:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/
 
Faça simulação de financiamento no site do FIES
http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php